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Um dos pilares da Clínica Servir é o INSTITUTO TRANSDISCIPLINAR DE DESENVOLVIMENTO NEUROPSICOMOTOR para bebês, crianças, jovens, adultos e terceira idade. Nele, temos: Fisioterapia, Fonoaudiologia, Psicologia, Psicopedagogia, Terapia Ocupacional, Integração Sensorial, Psicomotricidade, Terapia Alimentar, Nutricionista, Neuropsicólogo, Neuropsicopedagoga e mais.

Nossa base é a ciência ABA - Análise do Comportamento Aplicada - mais naturalística. Adotamos, também, a metodologia DENVER. Todos os nossos profissionais possuem formação em ABA com certificação superior a 600h. Alguns de nossos profissionais possuem formação em PROMPT, DENVER, PECS, Terapia de Cabine, TCC e muito mais. 

Os nossos tratamentos são transdisciplinares, onde os profissionais trabalham em equipe e conhecem a intervenção que está sendo feita com o paciente. A equipe trabalha junto.

Entenda o que é a Ciência ABA:

A Análise do Comportamento Aplicada (ABA, sigla em inglês para Applied Behavior Analysis) é uma abordagem da psicologia que se concentra no estudo do comportamento humano e na aplicação de princípios científicos para entender e modificar comportamentos de importância social. A ABA é frequentemente associada ao campo da educação especial e terapia comportamental, e é usada principalmente para ajudar indivíduos com distúrbios do desenvolvimento, como o Transtorno do Espectro Autista (TEA), bem como em outros contextos em que a modificação de comportamento é necessária.

A ABA é baseada na ideia de que o comportamento é aprendido e pode ser alterado por meio da análise cuidadosa das relações entre estímulos (eventos ambientais) e respostas (comportamentos), e pela aplicação de estratégias de intervenção eficazes. Essas estratégias são frequentemente aplicadas de maneira sistemática e individualizada para atender às necessidades específicas de cada pessoa.

Os princípios fundamentais da ABA incluem:

  1. Reforçamento: Identificar e usar reforços positivos (recompensas) para aumentar comportamentos desejados e reforços negativos (retirada de estímulos aversivos) para diminuir comportamentos indesejados.

  2. Análise Funcional: Determinar as funções do comportamento, ou seja, por que um comportamento ocorre. Isso envolve identificar se o comportamento serve para obter alguma coisa (reforçamento positivo) ou evitar alguma coisa (reforçamento negativo).

  3. Procedimentos de Ensino: Desenvolver estratégias de ensino com base na análise funcional para ensinar novas habilidades ou modificar comportamentos problemáticos.

  4. Coleta de Dados: Utilizar a coleta de dados sistemática para avaliar o progresso e ajustar as estratégias de intervenção conforme necessário.

  5. Generalização: Garantir que as habilidades aprendidas em um contexto sejam transferidas para outros contextos e sejam mantidas ao longo do tempo.

  6. Individualização: Adaptar as intervenções de acordo com as necessidades e características específicas de cada pessoa.

 

A ABA tem sido amplamente utilizada como uma abordagem eficaz para melhorar habilidades sociais, de comunicação, acadêmicas e de vida diária em indivíduos com TEA e outros distúrbios do desenvolvimento, mas também pode ser aplicada em muitos outros contextos, incluindo educação, cuidados de saúde, gestão de comportamento no local de trabalho e muito mais. É uma abordagem baseada em evidências que se concentra em resultados mensuráveis e pode ser adaptada para atender a uma variedade de necessidades individuais.

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